A nossa
história.

Primeira publicação

A primeira publicação associada aos Jovens Socialistas surge ainda durante a ditadura fascista, num período em que nem a imprensa nem a participação eram livres, com a publicação do jornal clandestino, “Esquerda Socialista”, em 1970, redigido por jovens da Acção Socialista Portuguesa, entre eles Mário Mesquita, Jaime Gama e Arons de Carvalho.

Fundação do Jovem Socialista

Anos mais tarde, com o 25 de abril e a fundação da Juventude Socialista, surge por decisão do I Congresso Nacional a fundação do Jovem Socialista, dirigido por José Leitão, cujo primeiro número teve saída a 1 de setembro de 1975. Nesta fase, a Juventude Socialista encontrava-se num rápido processo de crescimento e era necessário que o Jovem Socialista contribuísse para a formação ideológica desses jovens. Simultaneamente, tinha também uma vertente mais informativa, virada para o exterior, sendo vendido, na generalidade, nos quiosques, bem como os restantes jornais.

História

Ao longo da sua história, o Jovem Socialista destacou-se sempre enquanto espaço de opinião livre e diversificada, confrontando-se nas suas páginas diferentes projetos políticos, leituras ideológicas e personalidades que marcaram a história da JS, tendo tido o privilégio de contar com diversos depoimentos das mais variadas figuras dos campos político, social e cultural, enriquecedores do seu conteúdo, tais como Aminetu Haidar, Felipe Gonzaléz ou Bob Marley (numa edição da década de 80).

Hoje o Jovem Socialista assume com orgulho o seu legado e procura afirmar-se, mais uma vez, como um espaço de discussão livre de ideias à esquerda, com um forte pendor progressista, trabalhista, feminista, antirracista e antifascista.

Esquerda Socialista

Primeiras edições do “Esquerda”, jornal clandestino predecessor do Jovem Socialista que saiu ainda durante o período da ditadura fascista, em 1970.

Esquerda Socialista

Primeiras edições do “Esquerda”, jornal clandestino predecessor do Jovem Socialista que saiu ainda durante o período da ditadura fascista, em 1970.

Esquerda Socialista nº1 - Março 1970

Esquerda Socialista nº2 - Abril 1970

Ex-diretores do Jovem Socialista

Ex-diretores
do Jovem Socialista

1. José Leitão

2. José Castelo

3. António Costa

4. Margarida Marques*

5. Filipe do Paulo

6. João Francisco

7. Luís Matos Pires

8. João Tocha

9. Silvino Gomes

10. Catarina Resende

11. Marcos Perestrello

12. Marta Pereira Marques

13. Mark Kirkby

14. Juliana Martins

15. Miguel Pereira Lopes

16. Hugo Gaspar

17. Bruno Julião

18. Tiago Gonçalves

19. Igor Carvalho

20. Vasco Casimiro

21. Luís Brandão Pereira

22. Susana Guimarães

23. Leonardo da Silva Martins

24. Tiago Josué Ferreira

25. Miguel Partidário

 

*Diretor Interino