Açores, 9 ilhas no meio do Oceano Atlântico: Uma História de perseverança. Uma condição que, por si só, demonstra o espírito do Açoriano, a capacidade de criar e viver no meio das intempéries, muitas vezes, lutando contra a insularidade e até em determinados casos contra a dupla insularidade.
A génese do Partido Socialista Açores não é diferente, somos perseverantes! Ao longo dos 50 anos de democracia, estivemos os primeiros 20 na oposição, onde o PPD/PSD foi governo e deixou a Região como a mais pobre do país e sem um projeto de futuro em áreas cruciais. Chegamos ao governo em 1996 e fomos capazes de em 24 anos tirar os Açores do fundo dos rankings de muitos indicadores socioeconómicos e não só.
Ironicamente, o atual governo em todos os seus discursos usa sempre o mesmo argumento “A herança da governação do Partido Socialista nos Açores é pesada (!)”. Então vamos a factos, nos últimos anos, em que o Partido Socialista voltou para a oposição, o Governo Regional dos Açores, liderado pelo PSD, CDS e PPM conseguiu alguns feitos impensáveis: de novo a região mais pobre do país; o maior aumento de dívida de sempre, atingindo valores históricos, pela negativa. Corremos o risco de ter de devolver fundos comunitários, algo que no tempo do PS era impensável, até porque os Açores eram exemplo na Europa na execução de fundos comunitários.
Há mais uns factos relevantes, os empresários estiveram 2 anos sem qualquer tipo de sistema de incentivos a funcionar, os apoios são pagos com meses de atraso, os agentes culturais que o digam, que estiveram mais de 12 meses à espera de pagamentos em atraso.
Claro que nem tudo é mau, há aspetos positivos, mau seria se não houvesse, a tarifa Açores é uma boa medida, entre outras coisas. Todavia, os estragos que estão a ser feitos pela má gestão deste Governo serão sentidos daqui a uns anos e mais uma vez os Açores terão de correr atrás do prejuízo.
Cabe a nós, Partido Socialista e Juventude Socialista trabalhar em prol dos Açorianos, apresentar medidas concretas de desenvolvimento e apoio. Tal como a criação de um apoio ao alojamento dos estudantes deslocados a estudarem fora da sua ilha de residência. A criação de um novo SAFIAGRI de forma a apoiarmos os nossos agricultores nestes tempos difíceis.
A Juventude Socialista Açores está como sempre esteve, pronta a lutar pelos jovens açorianos.
Russel Sousa
Presidente da JS Açores
Deputado do PS à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores