Nesta edição de Agosto de 2023, convidámos José Eduardo Gouveia, Membro do Secretariado Nacional, para responder ao Questionário Proust Militante.
1. Como entraste na Juventude Socialista?
Quando me filiei na JS era presidente da minha Associação de Estudantes do Secundário. Filiei-me porque considerei que naquela altura precisava de um fórum de discussão mais abrangente e onde pudesse dar voz aos problemas de todos os jovens.
2. Qual o momento da tua militância que mais te marcou?
As Eleições Legislativas de 2011. Talvez por ter sido a primeira campanha que fiz, mas as circunstâncias que precipitaram as eleições, conjugadas com aquilo que sentíamos nas ruas, marcou-me.
3. O que mais te orgulha teres feito na tua militância?
Ter sido presidente da minha Concelhia. Não tive honra maior na JS.
4. Quem foi a pessoa que mais marcou a tua militância?
A minha militância na JS foi marcada pelo caminho que trilhei com alguns das melhores mulheres e homens que conheci. Um deles foi o Rui Duarte. Marcou-me como poucos. Somos amigos ainda hoje e continua a ser uma referência para mim.
5. Quem é a tua grande referência política na área do socialismo democrático?
Mário Soares. Sempre.
6. E fora do campo do socialismo democrático?
Winston Churchill.
7. Qual a característica que mais admiras num político?
A capacidade de ouvir. A capacidade de encaixar a crítica. A lhaneza de assumir o erro.
8. E qual a característica que mais desprezas?
A arrogância de achar que se sabe tudo. Desconhecer a realidade do país real e fazer de uma parte, o todo.
9. Qual foi o discurso que mais te inspirou até hoje?
Mário Soares no Congresso Nacional da Juventude Socialista em 2014. O apelo que lançou aos jovens numa altura em que o país estava de “cócoras” foi arrebatador.
10. Qual foi a medida/política que mais te marcou até hoje?
O Estado de Emergência imposto pela gravidade dos casos de COVID19. Perceber que o maior papel que poderíamos dar a sociedade era ficar em casa, foi até hoje a medida que mais me marcou. Politica e pessoalmente.
11. Se tivesses a oportunidade de mudar algo no mundo, o que seria?
Estabelecia uma colónia de negacionistas das alterações climáticas em Tuvalu, o primeiro país que vai desaparecer com a subida do nível médio das águas do mar.
12. Qual o livro que todo o socialista tem de ler?
Portugal Amordaçado de Mário Soares.
13. Qual o filme que todo o socialista tem de ver?
Tem que ver o Interstellar. Não pelo maravilhoso argumento de Christopher Nolan, mas para refletir. A ficção científica conseguiu encontrar um planeta B. Nós não temos essa possibilidade no horizonte. Só tendo um planeta temos que o preservar ao máximo.
14.Qual o conselho que deixas a quem está agora a iniciar a sua militância política?
Não precisamos todos de liderar, não precisamos todos de querer o poder. Não devem querer a militância pelo exercício de qualquer cargo. Devem querer a militância pelo exercício diário de mudar a vida das pessoas.
15. O que é o socialismo para ti?
Lutar diariamente para defender que o modelo de sociedade em que nós acreditamos é o chão que sustenta a vida de milhões de pessoas.
José Eduardo Gouveia
Membro do Secretariado Nacional