Recomendações Culturais de Abril

Livro

Reflections on the GuilotineAlbert Camus

Neste curto ensaio, o escritor e filosofo Albert Camus faz uma defesa brilhante, acutilante, contra a pena de morte. Na época em que o livro foi escrito (1957)  a pena de morte ainda era uma prática comum em vários países do mundo, inclusive na França onde Camus vivia, e isso torna a obra ainda mais disruptivae pessoal. Apela a uma reflexão interna sobre a crueldade do ser humano e a nossa capacidade para defendermos coisas aberrantes, desde que não seja contra nós próprios. Todo e qualquer livro deste escritor é recomendável pela sua capacidade de nos colocar em autorreflexão, com a sua paixão e inteligência.

Filme

Simone – A Viagem do Século.

Este filme biográfico é um drama histórico que retrata a vida de Simone Veil, uma política francesa de origem judia que foi ministra da saúde e defendeu em 1974, um projeto de lei que despenalizou a interrupção voluntária da gravidez. Foi também a primeira mulher a presidir ao Parlamento Europeu. O filme é muito intenso, tendo em conta que narra a passagem de Simone por Nice, onde viveu a sua infância, para o campo de concentração nazi onde foi prisioneira com a sua família, sendo uma das poucas sobreviventes. O filme está muito bem conseguido, retratando com muito realismo a coragem política de Simone Veil moldada pelos traumas do seu passado difícil. Mostra também o inicioda construção da União Europeia

Álbum

Álbum: Surface SoundsKaleo  

É apenas o 2º álbum de uma banda conhecida essencialmente pela músicaWay Down We Go”, lançado em 2021 apresenta um estilo único, profundo em alguns temas, energético em outros, de uma banda de Rock/Blues oriunda da Islândia, algo que influencia muito a letra e a vibe desta banda. Para uma introdução rápida ouvir “Hey Gringo” e “Backbone”, mas explorar as mudanças que ocorrem bruscamente de tema para tema é o que eu recomendo mesmo.

Evento

CURSO BREVEA POESIA PORTUGUESA NOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL (Biblioteca Municipal Almeida Garret, Porto)

Este curso visa relembrar alguns poetas cujas obras marcaram, no tempo do fascismo, a necessária resistência e a urgente renovação do discurso poético português. Através de poetas como Jorge de Sena, Sophia de Mello Breyner, Mário Cesariny e Alexandre O’Neill, este curso permite analisar como a poesia alimentou a esperança de mudar o país e de revolucionar o próprio pensamento intelectual em Portugal. Sendo um evento organizado pela Biblioteca Municipal Almeida Garret, só posso mesmo é recomendar vivamente.

Tens sugestões para o Jovem Socialista?

Há alguma coisa que gostarias de ver melhorada nas nossas edições? No nosso site? No nosso Podcast? Tens uma ideia nova que queiras partilhar connosco? Envia-nos as tuas sugestões para o nosso email: [email protected]t

Diogo Almeida e Silva

Diogo Almeida e Silva

Membro do Secretariado Nacional