Termómetro - Jovem Socialista

Termómetro – Abril 2024

Neste Termómetro, correspondente à edição de abril, analisamos os assuntos quentes e frios da atualidade. Consulta todas as edições do Termómetro aqui.

Calor

Presidência da Assembleia da República: PS, o adulto na sala

Após o impasse à direita, o PS propôs ao PSD que a presidência da Assembleia da República fosse repartida. Conforme afirmou Eurico Brilhante Dias, esta é uma solução que permite “acabar com este impasse que degrada a imagem das instituições”, fazendo com que durante os próximos dois anos, nas duas próximas sessões legislativas, o Presidente da Assembleia da República seja o nome indicado pelo PPD/PSD e que nas sessões legislativas sequentes a liderança da Assembleia da República seja assegurada por um parlamentar do Grupo Parlamentar do PS.

Devolução do valor das propinas

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio. O prémio salarial de valorização das qualificações, que corresponde, no fundo, à devolução das propinas, é uma medida prevista no Orçamento do Estado para 2024 e destina-se a jovens até 35 anos que residam e trabalhem em Portugal.

Frio

Eleições na Madeira: mais uma crise política!

O Presidente da República dissolveu a Assembleia Regional da Madeira e marcou eleições para 26 de maio. Afirmou Paulo Cafôfo (PS) que a marcação de eleições regionais é a melhor decisão para os cidadãos poderem decidir o novo rumo que querem dar à Região e que é a única saída para esta crise em Democracia, sendo que a Madeira precisa de virar a página e o PS-Madeira é a única solução governativa estável para a Região.

Pacheco de Amorim (CH) eleito Vice-Presidente da AR

Diogo Pacheco de Amorim foi eleito Vice-Presidente da Assembleia da República. Recorde-se que este militou na direita armada do Movimento Democrático de Libertação de Portugal (MDLP) liderado por Spínola, que entre meados de 1975 e Abril de 1977 é suspeito de ter provocado cerca de 600 atentados e ações violentas, fazendo explodir automóveis, casas e escritórios de quem era conotado com a esquerda comunista, incluindo sedes do PCP.

Inês Henriques

Inês Henriques

Membro da Equipa Responsável do Jovem Socialista